Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : EVOLUCAO CLINICA [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 2 [refinar]
Mostrando: 1 .. 2   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 2 CRT-Acervo  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:6739
Autor:Pappalardo, Mara Cristina Silva Martins
Título:Parâmetros farmacocinéticos e farmacodinâmicos da anfotericina B e fluconazol e sua contribuição no estudo da correlação clínico-laboratorial da criptococose de sistema nervoso central associada à Aids Pharmacokinetic and pharmacodynamic patterns of amphotericin B and fluconazole and their contribution to the study of clinical and laboratorial correlation of cryptococosis of the central nervous system associated to Aids-
Fonte:São Paulo; s.n; 2009. [132] p. ilus, tab, graf.
Tese:Apresentada a São Paulo(Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:A predição de falha clínica no tratamento da criptococose deveria se apoiar, entre outros parâmetros, na determinação da resistência antifúngica in vitro ao fluconazol (FCZ) e à anfotericina B (AMB). No entanto, o exame laboratorial mais usado em microbiologia, a concentração inibitória mínima(CIM), para cepas de Cryptococcus neoformans (Cn) não permite, ainda, fazer essa correlação. Outras ferramentas, in vitro, foram propostas para essa finalidade, entre elas : ação fungicida de AMB e análise da combinação de AMB e FCZ, além do estudo de aspectos farmacodinâmicos das drogas. Nesta pesquisa foi analisada a evolução clínico-laboratorial e a eficácia antifúngica de AMB e FCZ em 21 pacientes com aids e criptococose de sistema nervoso central(CSNC); 41 amostras de líquor(LCR) foram analisadas, e o agente isolado foi de uma única espécie: C.neoformans. O estudo das concentrações de FCZ e AMB em plasma e LCR, avaliada por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) confirmou a presença de níveis esperados da droga; o contrário foi observado com AMB. Os testes de microdiluição (EUCAST e CLSI) identificaram amostras menos sensíveis a FCZ (CIM >16 μg/mL) isoladas de 4 (19,1%) pacientes. Em outros 4 casos, foi observado alternância do perfil de sensibilidade ao azol em amostras seriadas, caracterizando heterorresistência. O agente etiológico apresentou alta sensibilidade, tanto a FCZ (CIM<16μg/mL em 87,8% das amostras), quanto à AMB(CIM<2μg/mL em 100% das amostras). A análise da combinação de AMB e FCZ, in vitro, pelo teste do tabuleiro de xadrez mostrou indiferença para a maioria (32/41; 78%) e adição em 22% (9/41) dos isolados. Efeito fungicida de AMB, verificado por curvas de morte, ocorreu entre 6 e 48h para todas as 41 amostras, sendo a maioria deles (70%) inibida entre 6 e 12 h de exposição; este efeito foi independente da CIM para cada isolado. Os maiores valores, tanto...(AU).
Descritores:Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Criptococose
Antimicóticos
Sistema Nervoso Central
Farmacocinética
Evolução Clínica
Meio Eletrônico:http://www.crt.saude.sp.gov.br/resources/crt_aids/...
Localização:BR1310.1; Formato Eletrônico


  2 / 2 CRT-Acervo  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:1218
Autor:JORGE SIMAO DO ROSARIO CASSEB; CASSEB
Título:ANTICORPOS ANTI-ALCA V3 DO VIRUS DA IMUNODEFICIENCIA HUMANA TIPO 1: SUAS IMPLICACOES NA SUBTIPAGEM, EVOLUCAO CLINICA, RESPOSTA VACINAL E TRANSMISSAO VERTICAL ..-
Fonte:SAO PAULO; s.n; 1999. 75 p. ilus, tab.
Tese:Apresentada a FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO para obtenção do grau de DOUTOR EM MEDICINA.
Resumo:Nosso estudo visou avaliar anticorpos dirigidos a alca da regiao v3 (AAV3) da gp120 do HIV-1. Esta regiao e alvo da grande maioria dos anticorpos neutralizantes. Foi utilizado um painel de peptideos sinteticos representtivos das sequencias de diversos subtipos de HIV-1 e das sequencias homologas para estudo de patogenese, alem de testes de neutralizacao "in vitro". o protocolo utilizado para ensaio imunoenzimatico (EIA-peptideo), foi modificado a partir do uso de uma solucao contendo ureia hiperosmolar antes da adicao do conjugado, capaz de detectar anticorpos de alta afinidade (AAV3). Deste modo, comparamos a subtipagem do HIV-1 pelo ensaio de mobilidade do heteroduplex (HMA) e com o sequenciamento genico. Obtivemos boa correlacao entre o EIA-peptideo para os subtipo B (80 por cento), C (84 por cento). Entretanto, outros subtipos como A, D e F mostraram pouca correlacao ou seja, 40 por cento, 40 por cento e 20 por cento, respectivamente. Esta tecnica permitiu avaliar a distribuicao de uma variante do subtipo B (GWGR), que circula Brasil e apresentou homogeneidade quanto a distribuicao de genero, etadiamento clinico e modo de transmissao em Sao Paulo-SP. Nos estudos de patogenese, foi observada uma correlacao entre o aumento dos titulos de AAV3 que reagiram com a sequencia autologa e a progressao da infeccao; individuos com progressao lenta apresentaram maiores titulos, no decorrer da infeccao pelo HIV-1, quando comparados aos progressores rapidos. Voluntarios que receberam uma vacina, constituida de uma subunidade de HIV-1mn, apresentaram baixos titulos de anticorpos anti-V3. A transmissao vertical do HIV-1 foi encontrada fortemente associada a presenca de altos titulos de AAV3 e anticorpos neutralizantes para a cepa HIV-1mn em maes soropositivas para o HIV-1. Finalmente, o ensaio imunoenzimatico baseado em peptideos sinteticos da regiao V3 foi capaz de discriminar alguns subtipos de HIV-1 e foi util para estudar progressao da doenca HIV, avaliar resposta vacinal, assim como identificar maes transmissoras..
Descritores:POS-VACINAL
ANTI-V3
INFECCAO
ANALISE ESTATISTICA
CELULAS T
RNA VIRAL PLASMATICO
HIV-1
DNA PROVIRAL
AVALIACAO DE ANTICORPOS
ENSAIO
DETECCAO DE ANTICORPOS
ENSAIO IMUNOENZIMATICO
TRANSMISSAO VERTICAL
TRANSMISSAO
RESPOSTA VACINAL
VACINAS
EVOLUCAO CLINICA
SUBTIPAGEM
IMPLICACOES
HIV
ANTI-ALCA V3
ANTICORPOS
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
ADULTO
Localização:T0156; BR1310.1



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information